Star☆Twinkle Precure #10 | Impressão Extra


Impressão Extra é o nome do novo quadro do blog que funciona como o Impressões Semanais, mas de episódios soltos ou OVA’s. Não dou garantias que eu faça dos próximos episódios.

Pegando muitos de surpresa, até mesmo os veteranos da franquia, esse último episódio foi bastante tenso! Pressionados pela Hikaru que queria ver o cruzeiro do sul, a turma vai ao espaço e chega ao um planeta um tanto diferente, chamado Coumarin.

É o nome também que se dá a uma substância encontrada em plantas que tem como função afastar predadores visto que tem propriedades que suprimem o apetite e tem gosto amargo, apesar do agradável odor adocicado. É uma boa representação deste planeta que embora aparente ser bem bonito, é bem hostil.

Uma das características desse planeta é gravidade dobrada. Me perguntei se era o possível o ser humano sobreviver com tudo isso e sim é e ainda sem efeitos colaterais. Ao menos por 24 horas, que é o quanto já foi testado. Na teoria, podemos nos adaptar a gravidade entre 2x e 3x a da Terra. A partir de 4x, o corpo não tem forças para mandar o sangue para cabeça.

Ao chegarem, elas encontram um habitante daquele planeta, um coumarino. Caso não tenha percebido, ele é baseado na criatura que é citada mais tarde, um Tardígrado ou também conhecido como Urso d’água. Essas criaturas que medem apenas entre 0,3 a 0,5 mm são altamente resistentes! Eles precisam ficar sempre dentro da água, senão desidratam e entram em hibernação. É o chamado processo de criptobiose na qual se transformam numa bolinha e produzem um revestimento extra. Dessa forma eles aguentam temperaturas superiores a 150° e inferiores a -270°, altíssimos níveis de radiação solar, vácuo do espaço, etc. Eles conseguiram sobreviver às cinco extinções em massa, os fosseis são de mais de 500 milhões de anos atrás. Já até voltaram a vida depois de 30 anos congelado e teve filhos saudáveis!

comparação.png
Coumarino x Anime x Forma real
tardigrados
Fofo!

Outra curiosidade bem interessante é que o planeta de diamantes citado por Prunce realmente existe. Ele está a 40 anos-luz daqui. Um ano-luz (distância que a luz percorre em um ano) é mais de 9 trilhões de quilômetros, ou seja, o planeta fica a mais de 385 trilhões de quilômetros. Mas ele não disse que não era muito longe? Para o que estamos acostumados é muito distante, porém quando você compara com a distância da nossa galáxia, Via Láctea, com a da galáxia mais próxima, Andrômeda, que é 2,54 milhões de anos-luz e lembra que existe outras bem mais distantes, esse planeta está logo ali na esquina. Nós sequer conseguimos enxergar tudo porque o universo é tão imenso que a luz, a coisa mais rápida do universo (300.000 km/s), não teve tempo de chegar aqui nesses mais de 13 bilhões de anos do universo.

Lala fala que essas coisas acontecem no espaço, menciona isso duas vezes. E é verdade! A Terra e o universo afora está cheio de coisas que desafiam nosso senso comum. O que nós sabemos ainda é muito pouco em contraste com os mistérios do universo. Nem tudo é da forma que conhecemos.

Na procura pela caneta, os vilões reaparecem para incomoda-las. É nessa batalha é que eles começam a serem desenvolvidos. Quando Hikaru tenta defender o planeta dos insultos de Kappard, ele e a Tenjou se irritam. É provavelmente um indicativo de que o mundo do qual vieram não eram tão confortáveis como o da Terra ou de que algo muito ruim aconteceu por lá. É daí que vem a raiva deles contra as Cures e a Terra. Além deles dois, o Bakenyan também chama atenção. Ele não parece tão confortável estando do lado dos vilões. Talvez saiba de algo a mais e por isso tenta parar a Eyewon de usar a Dark Pen (isso inclusive impediu de acontecer coisa pior com as Cures) e fica temoroso ao ver que ela ainda usará a caneta.

vilões.png
O que há por trás deles?

Para quem já assistiu outras temporadas de Precure, sabe que há um padrão. Todo episódio, as cures estão com certa dificuldade para derrotar o monstro, mas depois de expuserem seus sentimentos e a lição do dia, ficam mais fortes e vencem, sempre. Na maior parte das vezes, os vilões fazem as mesmas coisas achando que algo de diferente acontecerá e nunca acontece. Às vezes, surgem com um novo poder. Na maioria das temporadas, elas só vão perder lá para o fim do anime, por isso surpreendeu muitos veteranos.

Esses padrões não são defeitos, porém eu particularmente desgosto bastante. Continua sendo, para mim, um anime que vale muito a pena ser assistido, mas… Entendo que eles querem usar o momento passar uma lição, só que eu prefiro que fique sutil ao invés de fazerem um diálogo expositivo, junto com flashbacks desnecessários ou longos, ainda mais no meio da luta. Para mim, conversa em hora de luta só pode ter se é condizente com a situação. E no caso, não vejo motivo para elas expuserem seus pensamentos para o vilão, ainda mais que na maioria das vezes eles não dão a mínima para o que estão dizendo. E apesar disso, eles as deixarem terminarem de falar também é outro ponto que me incomoda. Também prefiro que percam durante a jornada, ao invés que sempre ganhem e acho isso bem melhor para dar uma boa lição às crianças que assistem, que é um dos objetivos de Precure, visto que obviamente a vida não é feita só de vitórias.

Dessa vez, tivemos uma quebra. Quando Hikaru expõe o que sente, é o Kappard que leva a vantagem e não só isso, como ela tem a caneta dela roubada. No momento em que a Fuwa tenta defende-las, poderia ter surgido com algum poder novo para salva-las, mas não houve nada. Só o Prunce que inflou, mas não se compara com o que costuma acontecer. Ver esses padrões sendo quebrados me anima, porque me deixa realmente tenso e na expectativa de ver o estar por vir. Não se sabe se voltará ao normal nos próximos episódios ou mudará de rumo a partir do próximo episódio, visto que uma mudança sempre acontece lá para a metade e a quebra desse episódio aconteceu mais cedo que o normal. Por mim esse tipo de mudança é muito bem-vinda.

Captura de Tela (64)
É agora que elas vão derr– EPA!!!

Podemos ver pela preview que Hikaru está se sentindo culpada e é compreensível pois foi ela que pôs pressão no grupo para viajar. No entanto, se analisarmos foi até melhor. Se elas não tivessem ido, os vilões teriam pegado a caneta com facilidade e os nortrayders não teriam se cansado com a gravidade. Com uma Dark Pen e sem empecilho da forte gravidade, teriam ido atrás das Cures com muito mais poder, ou seja, uma derrota bem mais humilhante. Quanto ao Pai de Madoka achar a nave, era questão de tempo e inevitável. Esperar baixar a poeira para locomover o foguete para outro lugar poderia funcionar temporiamente, contudo não há garantias que na patrulha tivessem achado onde o foguete pousou seja antes ou depois da mudança. Porém isso não muda o fato que ela agiu com imprudência e precisa mudar isso. Todo ato tem consequências que precisam ser analisadas com antecedência se não querem que o pior aconteça.

Está na hora de Hikaru fazer o mesmo que a Lala, aos poucos se livrar de excessos da sua personalidade e ser mais equilibrada. Lala era muito responsável e racional. São qualidades que eu admiro muito, contudo ela exagerava nisso. Com o tempo começou a se soltar os poucos e isso foi ótimo para ela. Hikaru é o oposto, alguém mais impulsiva e excêntrica, isso inclusive causou o conflito entre as duas no começo. Agora é a vez da Hikaru se livrar dos excessos e é que o próximo episódio irá considerar.

O nome do próximo episódio é “O poder do Cruzeiro do Sul”. Como já devem saber, essa constelação não é um signo então não tem uma caneta dela. Fazendo as contas óbvias: quatro estrelas que formam uma cruz e quatro garotas, logo deve ser um ataque novo. (Já tem umas imagens na internet que entregam, mas para quem não viu eu não irei mostrar para manter a surpresa) Como irão resolver tantos conflitos a frente eu não sei. Será que serão resistentes como um Tardígrado? Aguardemos!

Extra

tumblr_ppkdppYfE81s23ml7_500

tumblr_ppkdpovVSW1s23ml7_500
Isso fora de contexto fica muito Yuri
Captura de Tela (67).png
O que nós chamamos comumente de peso na verdade é a massa. Peso é a massa multiplicado pela gravidade.
Anúncios

Um comentário em “Star☆Twinkle Precure #10 | Impressão Extra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.