Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue. # 3|Impressões Semanais


Que episódio fantástico, que consegue de uma forma simples entregar o melhor de Doukyonin.

Como já tínhamos visto antes o protagonista humano da série, o Subaru, possui uma grande aversão das pessoas, mas ainda não era possível entende-lo melhor e ficava a dúvida em como ele agia com seus familiares mais próximos, seus falecidos pais. Agora foi dada uma bela clareada nesta questão e mostrou os primeiros passos para mudança do Subaru como pessoa.

Screenshot_20190124-185615

Mesmo tendo no final do segundo episódio o momento bonitinho entre o Subaru e a Haru, a relação dos dois não mudou basicamente nada, nos é mostrado logo de cara que ele continua enxergando a gata como um incomodo e apenas como alguém que divide o mesmo teto, mas interagido o minimo possível com ela.

Screenshot_20190124-184618

E esta visão que ele tem da gata se um incomodo é ampliada por ela esta aparentemente fazendo uma grande bagunça na casa sem motivo nenhum. E para piorar seu editor Kawada que é um amante de gatos, mas não pode ter um começa a visita-lo todo dia para ver a Haru, com o pretexto da reunião de trabalho.  Ainda não foi mostrado muito, mas podemos dizer que tanto a Haru tanto o Kawada possuem o papel de tirar o Subaru da zona de conforto.

 

Além de funcionar muito bem na parte do humor a presença do Kawada, faz com que possamos perceber basicamente dois pontos. Primeiro é ver a semelhança entre o dono e o animal, já que ambos estavam claramente incomodados com a presença do Kawada. E percebendo isso na Haru o Subaru, questiona o porque dela não ser mais sociável pra fazer com o Kawada deixa de persegui-la tão insistentemente,  na hora pensei será que além de antissocial ele não tem semancol, mas logo ele ver o absurdo que é apontar na gata aquilo que lhe falta, quando tenta mudar.

 

Pouco depois no episódio temos o ponto chave do mesmo, onde descobrimos mais sobre a relação deles com o pais, novamente pela intervenção da Haru. Percebemos que ele sempre foi o cara fechado, que nunca buscou ser abri e quando ele começa a entender os sentimentos de seus pais por conta do que ele ver e ler  no álbum de sua mãe. Assim nosso protagonista começa a perceber que seus pais na verdade estavam preocupados com ele, mas ele nunca se deu o trabalho de entender seus sentimentos e o pior ele agia de uma forma que só magoava sua mãe e aqueles a sua volta, por conta disso ele começa a derrama lagrimas de arrependimento, já que agora é tarde demais para se redimir com eles.

 

Mas enquanto ele esta derramado lagrimas de arrependimento, Haru mesmo não entendendo bem o que esta acontecendo dá o consolo que ele precisava. Não tenho gato e nenhum animal aqui em casa, mas é falado que eles sentem o nosso estado emocional e da maneira deles tentam nos ajudar, exatamente por isso que eles são em muitos casos usados para ajudar pessoas que estão passando por doenças graves.

Ao ver com a Haru agiu quando ele precisou o Subaru entende que ele ainda possui a chance de mudar e passar a se uma pessoa diferente com aqueles que estão do seu lado atualmente.  É muito bom ver a delicadeza do anime em nos mostrar a importância de colocamos no lugar dos outros ou seja de temos empatia e o Subaru começa seus pequenos passos para mudança ao perceber a preocupação que seu editor tem por ele.

Como falei no começo este episódio é muito bom, conseguindo passar uma importante mensagem com delicadeza e mantendo o equilíbrio entre seu lado mais bem humorado e o drama.

Como acabei só conseguindo escrever agora, vou tentar já escrever sobre o episódio 4. Estou bastante curioso para ver como será a caminhada do Subaru para ser alguém melhor e consequentemente mais feliz.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.