Pequena Dica|Memories 


Continuando com meu projeto de toda semana comentar brevemente sobre um filme ou OVA, mesmo que infelizmente não deu para sair no dia que queria. Acredito que todos conheçam Akira e seu criador Katsuhiro Ootomo, o filme que falarei hoje é o Otomo juntando grandes nomes da industria para fazer um projeto em conjunto.

Memories é filme divido em três pequenas histórias que não possuem ligação nenhuma ligação entre si. O filme foi lançado em  23 de Dezembro de 1995, 23 anos atrás, mais um motivo pra eu querer publicar o texto ontem e produzido pelos estúdios Studio 4°C  (Digital Juice, Mahou Shoujo Tai Arusu, Mind Game) que foi o responsável por (Magnetic Rose, Cannon Fodder)  e Madhouse (Death Billiards, ACCA 13, Sora yori mo Tooi Basho) responsável pela animação de Stink Bomb.

Magnetic Rose

Magnetic-Rose-.png

Com direção de Koji Morimoto (The Animatrix, Digital Juice, 18 If)  fala sobre dois catadores de lixo espacial, que na tentativa de atende um pedindo de SOS, acham uma luxuosa mansão no estilo europeu neoclássico, onde acabam sendo envoltos pelas memórias de uma cantora de opera, temos em toda essa historia um atmosfera de terror psicológico e suspense, brincando com o que é real. Algo esperado por um roteiro de Satoshi Kon, mesmo que ele ainda não tinha feito suas grandes obras, mas já mostrava seu estilo narrativo tão amado.

A arte desta primeira parte é de encher os olhos, possuindo uma animação bastante fluida que faz inveja a maioria das obras de hoje em dia. E um ponto que podemos destaca aqui é sua ótima trilha sonora por Yoko Kanno, que é de grande ajuda em criar a atmosfera da obra.

Stink Bomb

memories-stink-bomb-

Dirigida por Tensai Okamura (Wolf’s Rain, Darker Than Black, Ao no Exorcist) aqui um jovem químico, na tentativa de acaba com sua gripe toma um pílula que achava ser de um novo remédio para gripe, mas na verdade é uma arma biológica secreta desenvolvida pelo governo japonês junto com o americano ,  e assim ele acaba se transformando em uma arma biológica ambulante que vai matando todos que sentem seu fedor, isso sem ele desconfiar nenhum momento do acontecido.

Sabe quando fazemos as coisas no automático e em nenhum momento percebemos que estamos fazendo merda, Stink Bomb é um grande cumulo disso, o protagonista por conta de sua gripe não presta atenção no que esta fazendo e isso criar uma situação tragicômica, onde vamos vendo o desespero do governo em tentar solucionar a situação usando todo seu poderio militar para acabar com apenas um homem, mas tudo dá lindamente errado. Tudo isso com uma arte mais simples, mas com uma animação extremamente fluida, fazendo um contaste entre uma animação que normalmente veríamos numa obra séria com a situação cômica que nos é apresentada. E todo este cômico caos é embalado por aceleradas canções de jazz e funk.

Cannon Fodder

memories-CannonFodder.png

Aqui o próprio Otomo dirige, sendo a obra mais diferente de todas as outras tendo um estilo de animação europeu. Cannon Fodder mostra um dia da vida duma cidade que esta em constante estado de guerra, tendo como o único propósito de todos os cidadãos é criar e disparar canhões em inimigos desconhecidos, a sociedade é altamente disciplinada e organizada, como se todos fizessem parte dum grande exercito e qualquer erro é punido e ninguém tem coragem de questionar a guerra e quem é o inimigo que estão lutando, inimigo o qual em nenhum momento é mostrado. Será que realmente existe um inimigo? Ou ele é uma mera criação do governo para manter os cidadãos em controle?

Como falei anteriormente a arte aqui vai bastante por lado europeu, sendo muito detalhada, principalmente em seu cenários e a direção faz um ótimo uso de câmera, fazendo parece que tudo é um longo plano sequencia. A trilha sonora é um tanto difícil de definir, mas utiliza muitos instrumentos de sopro e tem um ar militar.

Todas as partes de longa são bem únicas e são muito bem feitas, então recomendo que todos derem uma chance.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.